O Instituto Par é uma organização sem fins lucrativos que promove a pesquisa, o ensino e a formação de alta qualidade no âmbito das Ciências do Comportamento e o desenvolvimento de tecnologias comportamentais que possam ser aplicadas a diversas demandas sociais. Voltado à Análise do Comportamento, desde 2005, atua na busca de soluções para problemas relacionados ao comportamento humano por meio de estudos, do desenvolvimento de tecnologias e suas aplicações em variados contextos.

A instituição nasceu como Núcleo Paradigma, e, ao longo de sua construção e jornada, tornou-se Associação Paradigma, e, finalmente, Instituto Par – Ciências e Tecnologia do Comportamento. Esses nomes constituem nossa trajetória e continuam a compor nossa história, presentes em serviços, publicações e, em parte, no novo nome, uma vez que Paradigma se tornou Par.

Os profissionais do Instituto Par são autores de inúmeras publicações destinadas à formação, pesquisa e prática em Análise do Comportamento, com alto impacto e influência sobre a produção da área. Como instituto de pesquisa e ensino, atuamos nos seguintes campos:

O Instituto Par criou o primeiro mestrado profissional stricto sensu da área da Psicologia, aprovado pela CAPES em 2013, e contribui para a produção de conhecimento científico, principalmente, a partir das pesquisas realizadas no próprio programa de mestrado. A instituição também reúne grupos de pesquisa em vários âmbitos e incentiva a investigação clínica e a produção de conhecimento em Análise do Comportamento por meio de uma política de bolsas de diferentes modalidades (de fomento à pesquisa e outras), direcionadas para estudantes dos cursos de Qualificação Avançada em Clínica Analítico Comportamental e Mestrado Profissional.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento e as tecnologias produzidas a partir do método científico, o Instituto Par edita o periódico científico Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e a revista técnica Boletim Paradigma.

O Instituto Par conta ainda com uma editora própria, a Editora Paradigma, que publica livros e materiais com temas de interesse para a comunidade brasileira de analistas do comportamento produzidos por diferentes autores relevantes da área.

O Instituto Par oferece diversas opções de formação, em diferentes níveis, a estudantes de graduação, profissionais das áreas da Saúde, da Educação, da Psicologia e a diversas pessoas ligadas às humanidades e às ciências exatas interessadas em comportamento humano. 

Ao oferecer cursos de mestrado profissional, especialização, extensão, aprimoramento e qualificação avançada, o instituto alia a formação teórica em Análise do Comportamento à prática supervisionada em diversos âmbitos nos quais o comportamento humano é o foco principal.

Integralmente composta por mestres e doutores, a equipe docente do Instituto Par é reconhecida pela qualidade do ensino voltado à qualificação, especialização e aprimoramento em diversas áreas de atuação que envolvem o comportamento humano e suas tecnologias. Reúne pesquisadores e professores experientes e reconhecidos, que já contribuíram para a formação e capacitação profissional de centenas de analistas do comportamento que hoje atuam de maneira competente por todo o Brasil e pelo mundo.

MISSÃO

VISÃO

VALORES

A longa e robusta trajetória do Instituto Par está refletida com clareza em sua visão, missão e valores. A visão é a de que a Análise do Comportamento seja conhecimento para a vida.

A missão do Instituto Par é promover, com excelência, a formação de multiplicadores e a produção de conhecimento em Ciências do Comportamento, para possibilitar a sua difusão e aplicação, endereçada às demandas sociais, de forma ética e sustentável.

O instituto busca fazer isso seguindo os valores de integridade e liberdade de ensino e aprendizagem, com respeito à singularidade e diversidade humanas, buscando a democratização do acesso à análise do comportamento.